A Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico tem o intuito de aproximar as escolas do desafiante mundo dos jogos e desafios lógicos, os quais visam estimular a memória, a criatividade, a destreza e o pensamento lógico-analítico dos participantes, assim como desenvolver sua capacidade de concentração na solução de problemas, seja individualmente ou em pequenos grupos.
Podem participar da competição alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas ou privadas. A olimpíada é dividida em 4 níveis:
- nível alfa: para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental
- nível beta: para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental
- nível gama: para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental
- nível ômega: para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental
A OBRL é uma competição com apenas 2 fases. A prova da 1ª fase consiste em 12 questões objetivas (cada uma valendo 3 pontos) e tem 90 minutos de duração. Serão classificados para a 2ª fase, no máximo 10 alunos por nível e escola, tal que todos tenham obtido pelo menos 12 pontos. A prova desta fase também tem 12 questões para 90 minutos; mas as questões certas valem de 2 a 4 pontos, enquanto questões em branco valem zero pontos e as erradas ou com mais de uma alternativa assinalada descontam 50% na nota da questão.
São distribuídas 35 medalhas, dentre elas 6 de ouro, 12 de prata e 17 de bronze de acordo com o desempenho do participante.
Para mais informações, acesse: