Sistema Ósseo

Funções do osso e do sistema esquelético

O sistema esquelético consiste em todos os ossos fixados às articulações e na cartilagem entre as articulações.

As funções do sistema esquelético incluem suporte, proteção, movimento, homeostasia mineral, alojamento do tecido hemopoético e armazenamento de energia.

Tipos de ossos

1. Com base na forma, os ossos são classificados como longos, curtos, planos ou irregulares.

Estrutura do osso

1. Partes de um osso longo incluem diáfíse (corpo), epífises (extremidades), metáfises, cartilagem articular, periósteo, cavidade medular e endósteo. A diáfiseé recoberta por periósteo.
2. O tecido ósseo consiste em células amplamente separadas, circundadas por grandes quantidades de matriz extracelular. Os
quatro tipos principais de células são as células osteoprogenitoras, os osteoblastos (células formadoras de osso), os osteócitos (mantenedores da atividade diária do osso) e os osteoclastos (células destruidoras do osso). A matriz extracelular contém fibras colágenas (orgânicas) e sais minerais, que consistem basicamente em fosfato de cálcio (inorgânico).
3. O tecido ósseo compacto consiste em ósteons (sistemas de Havers) com pouco espaço entre eles. O osso compacto compõe a maior parte do tecido ósseo da diáfise. Funcionalmente, o osso compacto protege os órgãos internos e sustenta os tecidos moles e resiste ao estresse.
4. O tecido ósseo esponjoso consiste em trabéculas circundando muitos espaços preenchidos por medula óssea vermelha. Forma a maior parte da estrutura dos ossos curtos, planos e irregulares, e as epífises dos ossos longos. Funcionalmente, o osso esponjoso armazena a medula óssea vermelha e proporciona alguma sustentação.

 Formação do osso

1. O osso se forma por um processo chamado ossificação. A formação óssea em um embrião ou feto ocorre por ossificação intramembranácea e endocondral, que inclui a substituição de tecido conectivo preexistente por osso.
2. A ossificação intramembranácea ocorre no mesênquima disposto em camadas semelhantes a lâminas que lembram membranas.
3. A ossificação endocondral ocorre na cartilagem hialina derivada do mesênquima. O centro de ossificação primária de um osso longo está na diáfise. A cartilagem se degenera, deixando cavidades que se fundem para formar a cavidade medular (medula). Os osteoblastos depositam osso.A seguir, a ossificação ocorre nas epífises, nas quais o osso substitui a cartilagem, exceto na cartilagem articular e na lâmina epifisial.
4. Em decorrência da atividade da lâmina epifisial, a diáfise de um osso aumenta em comprimento.
5. O osso cresce em diâmetro como resultado da adição de tecido ósseo novo em tomo da face externa do osso.
6. O osso velho é constantemente decomposto pelos osteoclastos, enquanto o osso novo é formado pelos osteoblastos. Esse processo é chamado remodelação óssea.
7. Uma fratura é qualquer ruptura em um osso. O reparo da fratura inclui a remodelação óssea.
8. O crescimento normal do osso depende de minerais (cálcio, fosfatos, magnésio), vitaminas (A, C, D) e hormônios (hormônio do crescimento humano, fatores de crescimento semelhantes à insulina, insulina, hormônios tireoidianos, hormônios sexuais
e paratormônio).
9. Os ossos armazenam e liberam cálcioe fosfato, controlados principalmente pelo paratormônio (PTH). O PTH eleva o nível de cálcio no sangue. A calcitonina (CT) reduz o nível decálcio no sangue.

Exercício e tecido ósseo

1. O estresse mecânico aumenta a resistência óssea pelo aumento da deposição de sais minerais e pela produção de fibras colágenas.
2. A remoção do estresse mecânico enfraquece o osso, por meio da desmineralização e da redução das fibras colágenas.

 Divisões do sistema esquelético

1. O esqueleto axial consiste em ossos dispostos ao longo do eixo longitudinal do corpo. As partes do esqueleto axialsão crânio,
hioide, ossículos da audição, coluna vertebral, esterno e costelas.
2. O esqueleto apendicular consiste em ossos doscíngulos dos membros superiores einferiores.As partes do esqueleto apendiular são cíngulos dos membros superiores, ossos dos membros superiores, cíngulo do membro inferiore ossos dos membros inferiores.

Crânio e hioide

1. O crânio é formado pelos ossos do crânio e da face.
2. Os oito ossos do crânio incluem frontal (1), parietal (2), temporal (2), occipital (1), esfenoide (1) e etmoide (1)
3. Os 14 ossos da face são nasal (2), maxila (2), zigomático (2), mandíbula (1), lacrimal (2), palatino (2), concha nasal inferior (2) e vômer
4. Suturas são articulações fixas entre os ossos do crânio. Exemplos são as suturas coronal, sagital, lambdóidea e escamosa.
5. Seios paranasais são cavidades nos ossos do crânio que se comunicam com a cavidade nasal. São revestidos por túnicas
mucosas. Os seios paranasais produzem muco, atuam como câmaras de ressonância e aliviam o peso do crânio. Os ossos do crânio que contêm seios paranasais são frontal, esfenoide, etmoide e maxilas.
6. Fontículos são espaços preenchidos por mesênquima entre os ossos do crânio de fetose lactentes. Os principais fontículos são o anterior, o posterior, os anterolaterais e os posterolaterais.
7. O hioide, um osso em forma de U que não se articula com qualquer outro osso, sustenta a língua e fornecefixação para alguns de seus músculos, assim como para alguns músculos do pescoço.

Coluna vertebral

1. Os ossos da coluna vertebral de um adulto são vértebras cervicais (7), vértebras torácicas (12), vértebras lombares (5), sacro (5, fundidas) e cóccix (4, fundidas)
2. A coluna vertebral contém curvaturas normais que dão resistência, sustentação e equilíbrio.
3. As vértebras são similares em estrutura, cada uma consistindo em corpo, arco vertebral e sete processos. As vértebras nas diferentes regiões da coluna variam em tamanho, formato e detalhes.

Tórax

1. O tórax consiste em esterno, costelas, cartilagens costais e vértebras torácicas. As costelas são classificadas como verdadeiras (pares 1 a 7) e falsas (pares 8 a 12).
2. A caixa torácica protege os órgãos vitais na área do tórax.

Cíngulo do membro superior

1. Cada cíngulo do membro superior consiste em uma clavícula e uma escápula.
2. Cada cíngulo fixa um membro superior ao tronco.

Membro superior

1. Há 30 ossos em cada membro superior.
2. Os ossos do membro superior incluem úmero, ulna, rádio, ossos carpais, ossos metacarpais e falanges
6.12 Cíngulo do membro inferior
1. O cíngulo do membro inferior consiste nos dois ossos do quadril.
2. Fixa os membros inferiores ao tronco, no sacro.
3. Cada osso do quadril consiste na fusão de três componentes: ílio, púbis e ísquio.

Membro inferior

1. Há 30 ossos em cada membro inferior.
2. Os ossos do membro inferior incluem femur, patela, tíbia, fíbula, tarsais, metatarsais e falanges
3. Os ossos do pé estão dispostos em dois arcos, o arco longitudinal e o arco transverso, para fornecer suporte e força de alavanca.

Comparação dos esqueletos masculino e feminino

1. Os ossos masculinos são geralmente maiores e mais pesados do que os femininos e possuem características anatômicas mais proeminentes para fixação muscular.
2. A pelve feminina é adaptada para a gravidez e para o parto.

Envelhecimento e o sistema esquelético

1. O principal efeito do envelhecimento é a perda de cálcio dos ossos, que pode resultar em osteoporose.
2. Outro efeito do envelhecimento é uma diminuição na produção de proteínas da matriz extracelular (principalmente as fibras colágenas), o que toma os ossos mais frágeis e, portanto, mais suscetíveis à fratura.

 

Observe imagens referentes ao sistema ósseo:

 

 

 

 

Aula por Antonio Carlos Freire de Sousa Júnior