Tecidos Humanos

Aula escrita por Antonio Carlos Freire de Sousa Júnior

Olá! Me chamo Antonio Carlos Freire de Sousa Júnior responsável pela área de Anatomia do nosso curso de Biologia e você está começando uma fascinante exploração do corpo humano, em que você aprenderá como ele está organizado e como funciona. Inicialmente, vamos aprender sobre os tecidos humanos. Vamos lá!

Tipos de tecidos

Um tecido é um grupo de células semelhantes, que geralmente têm uma origem embrionária similar, e é especializado em uma determinada função.

Os diferentes tecidos do corpo são classificados em quatro tipos básicos:

  • tecido epitelial;
  • tecido conectivo;
  • tecido muscular;
  •  tecido nervoso.

Tecido epitelial

Os tipos gerais de tecido epitelial (epitélio) incluem o epitélio de revestimento e cobertura e o epitélio glandular. O epitélio tem as seguintes características gerais: consiste principalmente em células com pouco material extracelular, é organizado em camadas, é ligado ao tecido conectivo por uma membrana basal, é avascular (sem vasos sanguíneos), tem suprimento nervoso e se autorregenera.

As camadas epiteliais são simples (uma camada) ou estratificadas (várias camadas).As formas das células podem ser escamosas (planas), cuboides (semelhante a um cubo), colunares (retangulares) ou de transição (variáveis).

O epitélio escamoso simples consiste em uma camada única de células planas. Observe a imagem:

É encontrado em partes do corpo nas quais a filtração ou a difusão são processos prioritários. Um tipo, o endotélio, reveste o coração e os vasos sanguíneos. Outro tipo, o mesotélio, forma as túnicas serosas que revestem as cavidades torácica e abdominal e recobrem os órgãos no seu interior.

O epitélio cuboide simples consiste em uma camada única de células em forma de cubo que funcionam na secreção e na absorção:

É encontrado recobrindo os ovários, nos rins e olhos, e revestindo alguns duetos glandulares.

O epitélio colunar simples não ciliado consiste em uma camada única de células retangulares não ciliadas:

Reveste a maior parte do trato gastrintestinal. As células especializadas contendo microvilosidades realizam absorção. As células caliciformes secretam muco.

O epitélio colunar simples ciliado consiste em uma camada única de células retangulares ciliadas:

. É encontrado em algumas porções da via respiratória superior, nas quais move partículas estranhas aprisionadas no muco para fora do trato respiratório.

O epitélio colunar pseudoestratificado tem apenas uma camada, mas com a aparência de muitas

A variedade ciliada move o muco no trato respiratório. A variedade não ciliada funciona na absorção e na proteção.

O epitélio escamoso estratificado consiste em várias camadas de células; células na camada apical e em várias camadas mais profundas a ela são achatadas 

É protetor. A variedade não queratinizada reveste a boca; a variedade queratinizada forma a epiderme, a camada mais superficial da pele.

O epitélio cuboide estratificado consiste em várias camadas decélulas ;ascélulas na camada apicalsão cuboides:

Nos adultos, é encontrado nas glândulas sudoríferas e em parte da uretra masculina. Protege e proporciona secreção e absorção limitadas.

O epitélio colunar estratificado consiste em várias camadas de células; as células na camada apical têm forma de colunas:

É encontrado em parte da uretra masculina e nos grandes duetos excretores de algumas glândulas. Atua na proteção e na secreção.

O epitélio de transição consiste em várias camadas de células, cuja aparência varia com o grau de distensão reveste a bexiga urinária:

Uma glândula é uma célula única ou um grupo de células epiteliais adaptadas para secreção. As glândulas endócrinas secretam hormônios no líquido intersticial e, em seguida, no sangue:

As glândulas exócrinas (glândulas mucosas, sudoríferas, sebáceas e digestivas) secretam dentro de duetos ou diretamente em uma superfície livre:

Tecido Conectivo

Tecido conectivo, um dos tecidos mais abundantes no corpo, consiste em células e uma matriz extracelular de substância fundamental e fibras; possui uma matriz abundante com relativamente poucas células. Em geral não ocorre em superfícies livres; possui suprimento nervoso (exceto na cartilagem)eé muito vascularizado (exceto na cartilagem, tendões e ligamentos).

As células do tecido conectivo incluem fibroblastos (secretam matriz), macrófagos (realizam fagocitose), plasmócitos (secretam anticorpos), mastócitos (produzem histamina) e adipócitos (armazenam gordura).

A substância fundamental e as fibras constituem a matriz extracelular. A substância fundamental sustenta e mantém as células unidas, proporciona um meio para a troca de materiais e influencia ativamente as funções celulares.

As fibras na matriz extracelular fornecem resistência e sustentação e são de três tipos: (a) fibras colágenas (compostas de colágeno) são encontradas em grandes quantidades em ossos, tendões e ligamentos; (b) fibras elásticas (compostas por elastina, fibrilina e outras glicoproteínas) são encontradas na pele, paredes dos vasos sanguíneos e pulmões; e (c) fibras reticulares (compostas por colágeno e glicoproteínas) são encontradas em tomo das células adiposas, fibras nervosas e células musculares esqueléticas e lisas. O tecido conectivo é subdividido em tecido conectivo frouxo, tecido conectivo denso, cartilagem, osso e tecido conectivo líquido (sangue e linfa).

O tecido conectivo frouxo inclui o tecido conectivo areolar, o tecido adiposo e o tecido conectivo reticular. O tecido conectivo areolar consiste em três tipos de fibras, várias células e substância fundamental semilíquida:

É encontrado na tela subcutânea, nas túnicas mucosas e em torno de vasos sanguíneos, nervos e órgãos do corpo. O tecido adiposo consiste em adipócitos, que armazenam triglicerídeos:

É encontrado na tela subcutânea, em tomo de órgãos e na medula óssea amarela. O tecido conectivo reticular consiste em fibras e células reticulares e é encontrado no fígado, no baço e linfonodos:

O tecido conectivo denso inclui o tecido conectivo denso modelado, o tecido conectivo denso não modelado e o tecido conectivo elástico. O tecido conectivo denso modelado consiste em feixes paralelos de fibras colágenas e fibroblastos

Forma tendões, a maioria dos ligamentos e aponeuroses. O tecido conectivo denso não modelado consiste em fibras colágenas geralmente dispostas de forma aleatória e poucos fibroblastos

É encontrado nas fáscias, derme da pele e cápsulas membranosas em tomo dos órgãos. O tecido conectivo elástico consiste em fibras elásticas ramificadas e fibroblastos. É encontrado nas paredes de grandes artérias, pulmões, traqueia e brônquios:

A cartilagem contém condrócitos e tem uma matriz de consistência emborrachada (sulfato de condroitina) contendo colágeno e fibras elásticas. A cartilagem hialina é encontrada no esqueleto embrionário, extremidades dos ossos, nariz e estruturas respiratórias

É flexível, permite movimentos e fornece sustentação. A fíbrocartilagem é encontrada na sínfise púbica, discos intervertebrais e meniscos (coxins cartilagíneos) da articulação do joelho:

A cartilagem elástica mantém a forma de órgãos como a epiglote da laringe, tubas auditivas (de Eustáquio) e orelha externa:

O osso ou tecido ósseo sustenta, protege, ajuda a produzir movimentos, armazena minerais e aloja o tecido hematopoético.

Sangue é tecido conectivo líquido que consiste em plasma sanguíneo, no qual eritrócitos, leucócitos e plaquetas estão suspensos. Suas células transportam oxigénio e dióxido de carbono, realizam fagocitose, participam das reações alérgicas, fornecem imunidade e promovem a coagulação sanguínea. Linfa, o líquido extracelular que flui nos vasos linfáticos, também é um tecido conectivo líquido. É um líquido claro semelhante ao plasma sanguíneo, mas com menos proteínas.

Membranas

Uma membrana epitelial consiste em uma camada epitelial sobrejacente a uma camada de tecido conectivo. São exemplo as túnicas mucosas, as túnicas serosas, a pele e as membranas sinoviais.  As túnicas mucosas revestem cavidades que se abrem para o exterior, como o trato gastrintestinal. As túnicas serosas revestem cavidades fechadas (pleura, pericárdio, peritônio) e recobrem os órgãos nessas cavidades. Essas túnicas consistem em lâminas parietal e visceral. As membranas sinoviais revestemas cavidades articulares, a bolsase as bainhas dos tendões. Consistemem tecido conectivo areolar e não têm camada epitelial.

Tecido Muscular

O tecido muscular consiste emcélulas (chamadas fibras musculares) que são especializadas em contração. Produz movimento, manutenção da postura, produção de calor e proteção.

O tecido muscular esquelético está fixado aos ossos, o tecido muscular cardíaco forma a maior parte da parede do coração, e o tecido muscular liso é encontrado nas paredes de estruturas internas ocas (vasos sanguíneos e vísceras).

Tecido Nervoso

O sistema nervoso é composto por neurônios (células nervosas):

e neuróglia (células protetoras e de sustentação):

Os neurônios são sensíveis a estímulos, convertem estímulos em impulsos nervosos e conduzem impulsos nervosos.

Reparo Tecidual: restauração da homeostasia

O reparo tecidual é a substituição de células desgastadas, danificadas ou mortas por células saudáveis. As células-tronco podem se dividir para substituir células perdidas ou danificadas. A formação de tecido cicatricial é chamada fibrose.

Envelhecimento e os tecidos

Os tecidos se restabelecem mais rapidamente e deixam menos cicatrizes óbvias nos mais jovens do que nos mais idosos; cirurgias realizadas em fetos não deixam cicatrizes. Os componentes extracelulares dos tecidos, como fibras colágenas e elásticas, também mudam com a idade.

 

Caro leitor, chegamos ao fim de mais uma aula, essa aula foi uma introdução geral do nosso curso de anatomia. Nas próximas aulas iremos aprofundar mais sobre cada tipo de tecido. Bons estudos!

 

Bibliografia utilizada:

  • Corpo Humano: Fundamentos de Anatomia e Fisiologia, Tortora.