Escrito por Matheus Ponciano
Iniciante:
Um recipiente com massa desprezível, contém 0,250 kg de água a uma temperatura 75,0 oC. Quantos quilogramas de gelo a uma temperatura −20,0 oC devem ser colocados na água para que a temperatura final do sistema seja igual a 30,0 oC.
Dados:
Calor específico da água: ca=1,0 calgoC
Calor específico do gelo: cg=0,5 calgoC
Calor latente de fusão do gelo: Lf=80 calg
Calor latente de ebulição da água: Le=540 calg
Intermediário:
Na figura abaixo, está representada uma tábua encima de duas rodas, girando em sentido contrário, de forma a manter a tábua em equilíbrio. Sabendo que a distância entre os centros das rodas é l, a massa da barra é m e o coeficiente de atrito entre a tábua e as rodas é μ. Se deslocarmos a barra de um certo x<<l, determine o período de oscilações do centro de massa da barra.
Avançado:
Considere um capacitor de placas paralelas, conforme a figura. A área de cada placa A e a distância entre as duas placas é d. Uma das placas está em contato com uma parede através de uma mola de constante k e a outra placa é fixa. Quando a distância entre as placas é d, a mola está em seu tamanho natural. Assuma que a permissividade do ar entre as placas é εo. Colocam-se cargas +Q e −Q sobre as placas e deixa o sistema alcançar o equilíbrio mecânico. Despreze os efeitos gravitacionais.
a) Calcule a força elétrica, FE, entre as placas.
b) Determine a deformação da mola.
c) Determine a diferença de potencial em função de Q, A, d, k.
d) Determine a razão entre as capacitâncias CCo, onde Co é a capacitância antes da colocação das cargas nas placas e C após a colocação das cargas.
e) Determine a energia armazena no sistema em função de Q, A, d, k.