Iniciante
A) Como podemos relacionar o numero de mol de um certo elemento com o volume do gás:
Existe 1 mol de carbono em um mol de , logo relacionamos 1 mol de carbono com , o volume dado na questão.
Existe 2 mol de hidrogênio no , logo relacionamos 1 mol de hidrogênio com , o dobro do volume dado na questão.
Existe 2 mol de nitrogênio no , logo relacionamos 1 mol de nitrogênio com , o dobro do volume dado na questão.
Assim como quando achamos o numero de mol de cada elemento, podemos dividir pelo menor número de mol para chegar na formula mínima, podemos fazer isso com o volume, pois a volume é diretamente proporcional ao numero de mol contanto que a pressão e a temperatura estejam constantes.
Logo, a formula minima é:
B)
C)
Metilamina
D)
Sim, pois não existe nenhum múltiplo de que seja uma estrutura válida, pois o número de hidrogênios ficaria sendo x o multiplicador, e o máximo de ligações que se pode fazer com o hidrogênio é (explicação da expressão: considerando um alcano, número máximo de hidrogênios, IDH = 0, o numero de hidrogênios seria 2n + 2, sendo n o número de carbonos, mas cada nitrogênio adicionaria mais 1 hidrogênios, que seria o terceiro termo da expressão) , igualando as duas equações, percebemos que a unica solução é x = 1.
Intermediário
a) Titulação.
b) x é a de concentração menor, logo é a de 0,01 M, como é pegado 10 ml dessa solução, o número de mol ficaria , mas como o ácido é triprótico, gastaria o triplo de mol de base para neutralizar, logo: . Como a solução de NaOH é 1 mol por litro, seria necessário:
Fazendo o mesmo processo para as outras soluções, chegamos em que e
c) O processo 2 é padronizar a solução, o processo consiste em usar um composto mais estável de pesar e armazenar para aferir a concentração de um composto que é menos estável. O NaOH, por exemplo, é difícil de se pesar devido a alta higroscopia do composto, é comum usarem , conhecido como biftalato de potássio.
Avançado
B) Benzeno
C) Eteno
D) 5,8-dibromocicloocta-1,3-dieno
E) 1,4-diclorobutano
F)