Muitas vezes, na física, nos deparamos com disciplinas aparentemente desconectadas. A mecânica dos fluidos por exemplo, tirando o formalismo matemático, não parece ter muito em comum com a mecânica quântica. Neste quesito, a física estelar possui uma certa atratividade: A união de todas as diferentes áreas da física, mostrando como fenômenos complexos ocorrem no universo. Neste capítulo, vamos utilizar um modelo estelar simplificado, mas suficientemente completo para nos oferecer ideias fundamentais sobre a natureza das estrelas.
Quando olhamos para o céu, as estrelas parecem pequenos pontinhos no céu. Entretanto, quando olhamos em detalhes, elas são os pilares fundamentais dos sistemas planetários (inclusive o nosso!) e ao mesmo tempo as unidades mínimas aglomerados, galáxias e o universo em geral. Nos perguntamos: Como funciona uma estrela? Essa e outras questões, que passaram muito tempo intrigando cientistas, serão exploradas neste capítulo. Vamos lá!
Aula 1 - Espectros Estelares (*)
Aula 2 - Evolução Estelar (*)
Aula 3 - Critério de Jeans (**)
Aula 4 - Limite de Eddington (**)
Aula 5 - Interiores Estelares (**)
Aula 6 - Notação para Reações Termonucleares (**)
Use nossa lista para testar seus conhecimentos. Depois disso, aqui está a resolução da lista para conferir e tirar dúvidas.