Física - Semana 108

Escrito por Ualype Uchôa

Iniciante:

Considere um recipiente contendo um certo líquido em repouso até uma altura H. A densidade do líquido varia com a distância vertical y a partir da base segundo a lei \rho (y) = \rho_0 \left(1-\dfrac{y}{2H}\right). No fundo do recipiente, encontra-se fixada em repouso uma esfera (de dimensões desprezíveis se comparadas com as do recipiente) de massa m e volume V, que está ligada ao ponto A por meio de uma mola ideal de comprimento natural desprezível e constante elástica k. Após a esfera ser solta, determine sua velocidade ao sair do líquido (considerando que este cenário ocorre). Despreze a viscosidade do líquido.

Intermediário:

Água se encontra inicialmente em repouso dentro de um tubo em U, de secção transversal A. Após sofrer uma leve pertubação, o líquido começa a oscilar. Determine o período das oscilações. Dados: volume de água no tubo é V, a densidade da água é \rho e a gravidade vale g.

Avançado:

Uma caixa vazia de massa total M com paredes perfeitamente refletoras encontra-se repousando no referencial do laboratório. Então, são introduzidas na caixa, na direção do eixo x, ondas eletromagnéticas, que consistem de N fótons, cada um com frequência \nu_0.

a) Determine a energia de repouso do sistema (caixa + fótons).

b) Mostre que o mesmo resultado é obtido considerando-se o momento e/ou energia do sistema em qualquer referencial inercial movendo-se ao longo do eixo x.