Química - Semana 108

Escrito por: Lucas Porpino de Araújo Silva

 

Iniciante

Todas as substâncias existentes podem ser encontradas em três estados físicos fundamentais, sendo suas respectivas temperaturas de transição determinadas, sobretudo, por suas forças de interação entre moléculas da mesma substância, isto é, das ligações intermoleculares.

Explique o porquê de, apesar de apresentar uma força intermolecular notoriamente mais fraca, o ponto de ebulição da molécula de di-iodo (I_2) é maior que o ponto de ebulição do ácido clorídrico (HCl).

 

Intermediário

Dado um equilíbrio químico de uma reação, isto é, quando se é obtido um estado estável na concentração de reagente e produto de uma determinada transformação química, é sabido que tal condição pode ser facilmente alterada por meio de mudanças nas grandezas do ambiente ao qual o recipiente em que ocorre a reação está inserido. Dessa forma, julgue a veracidade das causas do deslocamento de um equilíbrio químico com seus respectivos efeitos. Quando incorreta, faça as devidas regularizações.

Modelo de uma equação em equilíbrio químico

I. O aumento da concentração dos reagentes desloca o equilíbrio a favor destes (sentido da formação dos reagentes)

II. A diminuição da concentração dos produtos desloca o equilíbrio contra estes (sentido da formação dos reagentes)

III. O aumento da temperatura do sistema desloca o equilíbrio para a esquerda (sentido de formação dos reagentes)

IV. A diminuição da pressão do sistema desloca o equilíbrio para a direita (sentido de formação dos produtos)

 

 

Avançado

Um determinado gás ideal diatômico realiza uma expansão adiabática com temperatura inicial a 27ºC, partindo de um volume inicial de 4L para 10L e pressão inicial de 1 atm. Calcule a temperatura e pressão finais, a variação de energia interna e a variação de entalpia do sistema.