Química - Semana 130

Escrito por: Raphael Diniz.

Iniciante

A origem do extintor

O extintor de incêndio é um equipamento de segurança que possui a finalidade de extinguir ou controlar princípios de incêndios em casos de emergência, sendo todos os dias responsável por salvar milhões vidas ao redor do mundo. A sua versão moderna foi criada pelo capitão George William Manby, de maneira que ele era composto por um funil com capacidade de 15 L preenchido com 11,25 L de uma solução de potassa cáustica e o restante formado por ar comprimido. Este extintor foi revolucionário para o período tendo uma eficiência relativamente boa até hoje nas mais diversas classes de incêndios, porém em uma determinada classe este extintor aparece sendo extremamente perigoso, podendo ocasionar em um aumento de riscos de acidentes para os indivíduos próximos. Marque a alternativa correspondente com esta classe de incêndio em específico:

A)Classe A- Incêndio que ocorre em materiais sólidos e fibrosos.

B)Classe B- Incêndio que ocorre em líquidos e/ou gases altamente inflamáveis.

C)Classe C- Incêndio que ocorre em materiais elétricos energizados.

D)Classe D- Incêndio que ocorre em metais inflamáveis (Ex: Ti, Mg).

E)Classe K- Incêndio que ocorre em materiais/locais gordurosos.

Intermediário

Termodinâmica no laboratório

Em um laboratório os cientistas Hana e Nataniel confinam um gás monoatômico, a uma pressão constante, em um recipiente lacrado, de forma que dentro deste recipiente existe um aquecedor que libera 1200 kJ para o sistema gasoso. Antes de ser iniciado o experimento os cientistas haviam estimado a  variação de energia interna do sistema utilizando os dados fornecidos no início da questão, de maneira que após o procedimento eles constataram que o resultado experimental havia sido bem próximo do valor estimado. Com isso diga qual foi o valor aproximado que eles encontraram para a \Delta U

 

A)343 kJ

B)480 kJ

C)720 kJ

D)858 kJ

E)1200 kJ

 

Avançado

Café com propriedades coligativas

Nojima em um belo dia estava bebendo uma xícara de café enquanto estudava, até que infelizmente deixou cair um pouco de café no livro que ele estava analisando, de forma que a mancha de café cobriu o coeficiente angular da reta do gráfico abaixo e também cobriu a legenda que dizia de qual composto que se tratava tal gráfico.

Após o ocorrido Nojima começou a fazer as questões do livro até que se deparou com o seguinte item ´´Analisando o gráfico descrito anteriormente diga qual é o valor da diferença da entalpia molar do vapor e da entalpia molar do líquido deste composto (Sabendo que o ponto 2 se refere a 503 K, o ponto 2,5 a 403 K, o ponto 3 a 333 K e o ponto 3,5 a 283 K):``. Desta forma qual foi o valor aproximado que ele encontrou ?