A Olimpíada Europeia de Física (EuPhO) é uma olimpíada internacional de física, a nível de ensino médio, organizada anualmente, contendo países participantes não só da Europa mas também de países convidados, como o próprio Brasil, que participou de todas as edições da olimpíada até então. Cada país pode mandar até 5 alunos, e até então 23 países participam da competição.
A competição tem uma prova teórica e uma experimental, e diferentemente do estilo de prova da Olimpíada Internacional de Física (IPhO), ela foca em problemas de enunciados simples e soluções criativas, com o intuito de simular mais precisamente uma situação real de pesquisa em física. A prova teórica contém 3 problemas, em ordem de dificuldade, e todos tem em geral a mesma pontuação. A prova experimental pode ter de 1 até 2 problemas, e a pontuação do aluno é dada pela soma do seu resultado experimental com o teórico.
Ademais, além da competição premiar os alunos com menções honrosas ou medalhas de bronze, prata e ouro, existem prêmios de:
- melhor solução para cada problema da competição
- melhor pontuação teórica
- melhor pontuação experimental
- ganhador absoluto da competição
A seleção do time brasileiro da competição se faz pelas seletivas nacionais de física. No primeiro ano de participação do Brasil, 2017, a equipe participante foi a mesma da IPhO, contudo, a partir de 2018, outra equipe passou a ser enviada para a competição.