Bicos e Coifas

Introdução:

Olá, fogueteiros! Como vocês estão? 

Nesse material vocês vão descobrir tudo que precisam saber sobre coifas!

A coifa, ou também conhecido como bico do foguete, é uma parte essencial para o bom desenvolvimento de um foguete. Sua principal função é na aerodinâmica, é a responsável por “perfurar” o ar.

O bico de foguete executa um papel importante na distribuição de peso com as aletas, por mover o centro de massa (CM-ponto azul) e o centro de pressão (CP-ponto vermelho).

OBS.: caso você não saiba o que é CM e CP, antes de seguir nesse material, recomendamos que dê uma lida no material do NOIC sobre CM e CP.

 

As coifas podem ter diversos formatos, veja alguns exemplos:

• Formato Ogiva:

 

 

 

• Formato Cônica:

 

 

• Formato elipsoide:

(Simulações de coifas feitas pelo software Open Rocket)

OBS.: cada formato tem suas vantagens e desvantagens, vai conforme a experiência e gosto de cada equipe.

 

Materiais:

Nos foguetes de garrafas pet, a coifa pode ser de vários materiais:

  • garrafa pet;
  • isopor;
  • cartolina;
  • Papel acetato;
  • Etc

Porém, temos que estar atentos que esses materiais são muito leves e não vão balancear a diferença entre CM e CP, caso não seja bem distribuído, não conseguirá realizar um bom lançamento. Por conta disso, é necessário adicionar algum componente mais pesado para equilibrar, sendo elas:

    • massa epóxi;
    • uma bexiga com água;
    • massinha de modelar.

 

Como fazer uma coifa:

Um material muito utilizado para as coifas de foguetes de garrafa pet, é outra garrafa pet, de preferência da mesma garrafa que irá ser seu mini foguete. 

Passo a passo:

  1. Faça dois cortes em uma garrafa;
  2. A parte cortada será a coifa, que agora tem um buraco na parte superior;
  3. Uma massa epóxi seria ideal para fechar o buraco de cima, afinal, o de baixo será encaixado no foguete;
  4. A massa epóxi fará três papéis: fechar o buraco, moldar um formato (cônica, elipse, ogiva)
    e ainda irá ser o peso do foguete;

 

Obs.: A coifa também será responsável por “pesar” o foguete.

A quantidade de massa será conforme o CM, pois deve estar bem perto da coifa, mas não em cima. Isto significa que se tentar equilibrar a garrafa, o ponto de equilíbrio (CM) estará perto da coifa, por isso essa quantidade de massa depende de vários fatores e deve ser analisada para o foguete não ficar muito leve ou pesado.

 

Dicas extras:

Segue abaixo um tutorial do Lucas, um dos nossos integrantes do departamento de foguete, realizando a modelação da coifa com massa epóxi. O formato desse tutorial é uma ogiva. Antes de iniciar a modelagem é necessário haver a quantidade ideal de massa epóxi.

Essa coifa consiste em 3 etapas. A primeira etapa é ‘tapar’ o buraco da garrafa com uma superfície reto, com massa epóxi. A segunda etapa é a modelagem da ponta do foguete. Por fim, se necessário, lixar a ponta para estar o mais perfeito possível.

Primeira etapa — Consiste em cortar a garrafa, longa o bastante para conseguir segurar a coifa enquanto modela, como mostra na imagem. Adicionar uma camada de epóxi, de preferência de 60% a 70% do peso total para ‘tapar’ o buraco da garrafa com uma superfície reto, com massa epóxi. Utilize um pouco de água para facilitar a modelagem.

Segunda Etapa — Quando secar, inicia a etapa de modelagem da ponta do foguete, utilizando os 20% a 30% restantes que não foi usado na etapa anterior. No caso, o formato ogiva.

Terceira etapa — Por fim, aquele pedaço da garrafa que não cortamos para servir de apoio, agora é o momento de cortar para encaixar na garrafa, e se necessário, lixar a ponta para estar o mais perfeito possível.

 

 

O NOIC possui um grupo no WhatsApp sobre foguete, nele, você pode conversar com as outras equipes experientes. A melhor forma de encontrar o modelo ideal para o foguete da sua equipe é testando!