Guia de estudos - Olimpíadas de Química

Autor: Raphael Y. Diniz.

Seletiva de Química

Ela tem como objetivo a seleção da delegações do Brasil que irão nos representar nas olimpíadas internacionais de química, sendo elas:

  • IChO - Olimpíada Internacional de Química (os classificado entre 1^{\circ}-4^{\circ} da fase VI).
  • OIAQ - Ibero-americana de Química (os classificado entre 5^{\circ}-8^{\circ} da fase VI).
  • IMChO - Olimpíada Internacional Mendeleev de Química (os classificado entre 1^{\circ}-10^{\circ} da fase IV).
  • ArbIChO - Olimpíada Internacional Abu Reikhan Beruniy (os classificado entre 9^{\circ}-12^{\circ} da fase VI - fique atento, pois ela só ocorre em alguns anos).

O processo de seleção do Brasil para tais competições dura um total de 3 anos, onde o 1^{\circ} ano corresponde a seleção em olimpíadas estaduais, OBQJr ou QUIMENINAS para realização da OBQ-fase III, o 2^{\circ} ano para obtenção de alguma medalha na OBQ, classificando o candidato para a fase IV, e o 3^{\circ} ano para selecionar os respectivos representantes do Brasil.

No decorrer da página será discutido com maior profundidade todo o processo de seleção, incluindo detalhamento, recomendações e outros aspectos.

 

OBQjr

Participação, formato e detalhes:

A Olimpíada Brasileira de Química Júnior é realizada em duas etapas, Fase I e Fase II.

A FASE I não tem limite de inscrições e ocorre no âmbito da escola, com o intuito de selecionar os melhores candidatos da respectiva unidade, de maneira que participam alunos regularmente matriculados no ensino fundamental II ( 6^{\circ}, 7^{\circ}, 8^{\circ} e 9^{\circ} ano). Ela consiste numa etapa única e  eliminatória, ou seja, a nota dessa fase não conta para o resultado final; onde constará  20 (vinte)  questões de múltipla escolha, cada uma com 4 (quatro) opções e cada questão possuindo o mesmo peso (1) na nota para se classificar para a  Fase II. Tal etapa será realizada de maneira online, com duração ininterrupta de 2 horas.

Na FASE II participam os alunos mais bem classificados no conjunto total de notas, os quais deveram obter nota igual ou superior a 30\% da pontuação referente a fase I. Esse limite será informado pela coordenação-geral vinte dias antes da realização desta etapa. Pelo menos 2 (dois) alunos de cada escola participante na etapa anterior participam desta fase, mesmo que estejam abaixo da nota limite estabelecida. As provas serão resolvidas sem uso de calculadoras ou consulta a qualquer tipo de material. Nessa etapa será definido os premiados da competição, sendo realizada de maneira presencial. Nela haverá 18 questões, onde 15  delas são objetivas, fornecendo pontuação máxima de 40 pontos na nota final , e 3 são discursivas valendo 20 pontos cada.

Os estudantes com pontuação final (Nota da Fase II) igual ou superior a 50 pontos serão premiados, sendo as premiações distribuídas conforme a sequência existente na classificação nacional:

  • 1^{\circ} - 90^{\circ} \rightarrow medalhas de ouro;
  • 91^{\circ} - 270^{\circ} \rightarrow medalhas de prata;
  • 271^{\circ} - 540^{\circ} \rightarrow medalhas de bronze;
  • Notas iguais ou superiores a 50 e que estejam depois da posição 541^{\circ} na classificação nacional  = menção honrosa.

Além disso, será fornecido medalhas de ouro, prata e bronze para os respectivos melhores classificados em âmbito estadual e regional.

Todos os estudantes agraciados com medalhas de ouro estão automaticamente inscritos na OBQ - Fase III modalidade A do ano seguinte. A inscrição desses alunos não interfere na cota de cada estado!!!

Para mais informações acesse em nossa seção de olímpiadas a página da OBQjr.

Por onde estudar?

  • Os assuntos cobrados podem ser vistos em  Programa OBQJr.
  • Em prol de uma boa preparação para tal, o departamento de Química do NOIC faz as seguintes recomendações de matérias (Para as duas fases):
    • Curso NOIC de introdução a química: Ele foi desenvolvido exatamente para fornecer um pleno primeiro contato do estudante com a matéria de química, ajudando-o a progredir rapidamente em prol de estar bem preparado para tal competição, incluindo todos os assuntos cobrados na OBQjr e o nível inicial das olimpíadas estaduais de química. Com isso, nós recomendamos que o use para desenvolver a base teórica necessária, partindo logo após para a realização de exercícios.
    • Curso NOIC de Química Inorgânica: Nessa seção somente alguns dos conteúdos são necessários para sua preparação, como alguns pontos de atomística e ligações, desse modo não fique preocupado em ver tudo dele, somente o que for importante para ti, conforme o programa da OBQjr.
    • Livros: Para se ter um aprofundamento teórico e ter contato com exercícios dos conteúdos cobrados, recomendamos o estudo em alguns livros, entre eles (escolha o que for mais do seu agrado):
      • Química Geral vol. 1 - Feltre (o mais recomendado por conta de estar mais atualizado e possuir uma boa quantidade de exercícios).
      • Química na Abordagem do Cotidiano: Geral e Inorgânica - Tito e Canto.
      • Química Geral vol. 1 - Martha Reis (recomendamos a edição ´´Completamente Química``).
    • Provas antigas: Essa corresponde a etapa mais importante da preparação, pois é aonde você realizará o teste mais próximo possível da sua prova, vendo quais pontos deve melhorar, como quais conteúdos precisam ser revistos  e como está a sua organização com o tempo.
  • Sequencia recomendada: O estudo varia com a forma como cada um capta melhor e o tempo disponível, porém vamos fazer uma recomendação de como você deve atuar no momento de sua preparação:
    • Estudo teórico de cada assunto: Utilize as aulas preparadas pelo NOIC e o conteúdo existente no livro que foi de sua escolha.
    • Estudo ativo de cada assunto: Resolva os exercícios do respectivo assunto no livro que foi de sua escolha.
    • Resolução de provas antigas: Após ter visto a maioria dos conteúdos cobrados, principalmente aqueles que mais caem, comece a resolver as provas antigas.

 

Olimpíadas Estaduais de Química

Correspondem as fases I e II da OBQ (representando as etapas estaduais), premiando com medalhas de ouro, prata e bronze, além de menção honrosa, os melhores candidatos de cada estado, selecionando-os para participar da OBQ - fase III (etapa nacional) e ONNEQ (etapa regional - para os candidatos oriundos das regiões Norte e Nordeste).

Nesse contexto, temos que cada estado pode selecionar 120 candidatos para a OBQ, 70 para a modalidade A e 50 para a modalidade B, e 50 candidatos para ONNEQ (isso para os estados do norte e nordeste, de maneira que normalmente correspondem aos 50 melhores candidatos que também foram selecionados para a OBQ).

Ela varia em formato e conteúdo cobrado conforme o respectivo estado, por conta disso recomendamos que você pesquise pelos aspectos da olimpíada do seu estado. Entretanto, podemos dar como recomendação geral o estudo dos conteúdos cobrados com os cursos ofertados pelo departamento de química do NOIC, somado com o suporte da coleção de química do Ricardo Feltre e realização das provas antigas.

 

OBQ - Fase III (etapa nacional)

Participação, formato e detalhes:

Só poderão participar os estudantes premiados das olimpíadas estaduais, medalhistas de ouro da OBQjr, candidatas com nota superior a 79,9 na QUIMENINAS e medalhistas de ouro da edição anterior da OBQ - fase III (Lembrando que os estudantes classificados pela OBQjr, QUIMENINAS e edição anterior da OBQ não entram na cota de estudantes por estado) , de maneira que os participantes serão divididos em duas modalidades:

  • Modalidade A - alunos do 2º. ano do ensino médio ou séries anteriores (No programa consta os conteúdos referentes aos tópicos de introdução a química, química inorgânica e físico-química).
  • Modalidade B - alunos do último ano do ensino médio ou tecnológico (No programa consta os conteúdos de introdução a química, química inorgânica, físico-química e química orgânica).

Ela é constituída de um exame teórico único (distintos para cada modalidade), o qual será realizado de maneira presencial, com 15-20 questões de múltipla-escolha com 5 itens (cada questão correta irá fornecer a respectiva pontuação, entretanto caso esteja errada ela irá retirar 0,5 da sua pontuação total, por conta disso existe a opção de deixar ´´em branco``) e 5 questões questões analítico-expositivas. Além disso, temos que nessa fase e nas próximas da seletiva de química será permitido o uso de calculadora científica não programável.

Os estudantes com pontuação final  igual ou superior a 50 pontos serão premiados, sendo as premiações distribuídas conforme a distribuição das notas, havendo a razão de 1:2:3 no número de medalhas de ouro, prata e bronze, e menções honrosas para os participantes com nota superior a 50 e que estejam de foram do quadro de medalhistas.

Para mais informações acesse em nossa seção de olímpiadas a página da OBQ.

Por onde estudar?

*Considere tais recomendações da preparação somados com o que foi recomendado para a OBQjr e olimpíadas estaduais, caso não tenha visto tais aspectos.

*Serão fornecidas recomendações em conjunto para ambas as modalidade A e B, de modo que os itens indicados exclusivamente para a modalidade B estarão explicitados. Com isso, para todos os demais considere como sendo para as duas.

  • Os assuntos cobrados podem ser vistos em  Programa OBQ.
  • Em prol de uma boa preparação para tal, o departamento de Química do NOIC faz as seguintes recomendações de matérias:
    • Curso NOIC de introdução a químicaCurso NOIC de Química Inorgânica, Curso NOIC de Físico-Química e Curso NOIC de Química Orgânica (o curso de orgânica é mais relevante para a modalidade B): Eles foram desenvolvidos exatamente para fornecer um pleno contato com as matérias de cada tópico da química, fornecendo o nível de aprofundamento ideal para a preparação do candidato, incluindo tópicos que muitas vezes não são tão abordados nos livros recomendados, porém aparecem na OBQ. Com isso, nós recomendamos que o utilizem para desenvolver a base teórica necessária, partindo logo após para a realização de exercícios (no momento foquem nos tópicos que não possuem a letra S, pois ela indicada conteúdos mais focados para a seletiva de química).
    • Livros (Para ambas as modalidades): Para se ter um aprofundamento teórico e ter contato com exercícios dos conteúdos cobrados, é necessário o uso de livros. Nesse contexto, serão recomendados livros conforme 4 etapas/necessidades da preparação:
      • Livros básicos: Servem para fornecer o entendimento inicial de um determinado conteúdo em prol de ter condições de absorver o que é ensinado nos livros principais, de modo que caso sinta que não é necessário (por já ter visto anteriormente ou estar entendendo bem os assuntos dos ´´livros principais``), você pode pular tranquilamente essa etapa.  Recomendações (escolha o que for mais do seu agrado):
        • Coleção de química do Ricardo Feltre.
        • Coleção completamente química da Martha Reis.
      • Livros principais: São os livros que focam em ensinar todos os principais tópicos da química, fornecendo os conteúdos e exercícios com o nível de aprofundamento necessário para a OBQ, de maneira que é fortemente indicado (quase uma obrigação) ver praticamente tudo deles. Recomendações (escolha o que for mais do seu agrado):
        • Princípios de Química - Peter Atkins e Loretta Jones.
          • O livro MAIS RECOMENDADO [acho que o caps lock transmitiu o nível de relevância dele kkkk] , sendo provavelmente o livro mais importante de todo estudo da química, de maneira que se visto em sua totalidade você terá um conhecimento excepcional em química, garantindo praticamente alguma premiação na OBQ.
          • Quando for resolver questões, foque na resolução das questões ímpares, pois são elas que se tem respostas.
          • Para a modalidade A foque bastante no estudo de físico-química nele e em inorgânica é necessária só ver alguns dos assuntos necessários (nessa modalidade não é necessário o estudo de orgânica).
        • Química: A ciência central - Theodore L. Brown, H. Eugene Lemay, Bruce E. Bursten e Julia R. Burdge.
        • Química Geral e Reações Químicas vol. 1 e 2 - John C. Kotz e Paul M. Treichel.
        • Química Geral vol. 1 e 2 - James E. Brady e Gerard E. Humiston.
        • Química, A Matéria e Suas Transformações - Brady, Russel, Holum.
        • Química Geral – Jerome L. Rosenberg e Lawrence M. Epstein.
      • Livros de consulta/estudo de tópico específico: São os livros que servem para pesquisar/aprofundar/estudar com a profundidade necessária o tópico em foco, os quais não estão tão explicado nos ´´livros principais``. Recomendações:
        • Química Inorgânica (útil mais para consulta):
          • Química Inorgânica Não Tão Concisa - J. D. Lee.
        • Orgânico: necessário o estudo para a modalidade B [pois é cobrado], entretanto recomenda-se que os estudantes da modalidade A já comecem a ver tal tópico [Seção de introdução a química orgânica do curso NOIC], em decorrência da próxima fase da seletiva ocorrer pouco tempo depois e cobrar com grande profundidade isso. Desse modo, foque nos conteúdos que estão no conteúdo programático (Não é necessário ver por completo, em todos os detalhes, o conteúdo desses livros para a  orgânica existente na  OBQ - fase III mod B. Entretanto, para os estudantes da Mod A que estejam aprovados para a fase IV, é de fundamental importância ver quase tudo deles). Recomendações (escolha a coleção que for mais do seu agrado):
          • Química Orgânica vol. 1 e 2 - T.W. Graham Solomons, Craig B. Fryhle e Scott A. Snyder.
          • Química Orgânica vol. 1 e 2 ou Combo - John McMurry.
          • Master Organic Chemistry - Consiste em um site em que praticamente todo o conteúdo da química orgânica é discutido, sendo muito bom para verificação de lacunas e revisão (até mesmo aprender a matéria para caso tenha pouco tempo kkkk).
        • Exercícios extras: Úteis na busca de mais questões para treinar e aprofundar o conhecimento (é recomendado que deixe essa etapa para a reta final, após ter sido visto todos os conteúdos). Recomendações:
          • Problemas de Físico-Química - IME, ITA e Olimpíadas - Nelson Santos.
          • Treinamento em Química - IME, ITA e UNICAMP - Nelson Santos.
          • Treinamento em Química - Monbukagakusho - Alexandre Antunes e Nelson Santos.
          • Provas antigas da Olimpíada Americana de Química (USNCO) - Muito bom para o treino de agilidade, pois a 1^{\circ} fase corresponde a uma prova de 60 questões objetivas em 1h e 30min e a 2^{\circ} fase corresponde a uma prova de 8 questões subjetivas em 1h e 45min.
    • Provas antigas: Essa corresponde a etapa mais importante da preparação, pois é aonde você realizará o teste mais próximo possível da sua prova, vendo quais pontos deve melhorar, como quais conteúdos precisam ser revistos  e como está a sua organização com o tempo.
  • Sequencia recomendada: O estudo varia com a forma como cada um capta melhor e o tempo disponível, porém vamos fazer uma recomendação de como você deve atuar no momento de sua preparação:
    • Estudo teórico de cada assunto: Utilize as aulas preparadas pelo NOIC e conteúdo existente no ´´livro principal`` que foi de sua escolha (caso tenha dificuldade no estudo de algum assunto no ´´livro principal``, veja ele antes no ´´livro base``).
    • Estudo ativo de cada assunto: Resolva os exercícios do respectivo assunto no ´´livro principal`` que foi de sua escolha.
    • Estudo ativo geral: Resolver algumas questões dos livros de questões recomendados ou provas de outros países (faça caso tenha tempo).
    • Resolução de provas antigas: Após ter visto a maioria dos conteúdos cobrados, principalmente aqueles que mais caem, comece a resolver as provas antigas.

 

OBQ - Fase IV

Participação, formato e detalhes:

Participam dessa fase todos os medalhistas na OBQ Fase III Modalidade A. Desse modo, temos que nela é realizado um exame teórico, único, presencial, com 4h de duração e com um número variável de questões que engloba amplo conhecimento prático, sendo conhecida como ´´prova de vídeo``, pois ela consiste em uma exame em que os alunos serão avaliados através de sua compreensão de técnicas laboratoriais e experimentos apresentados em um vídeo, selecionando os 10 melhores para a IMCHO e entre 15 e 20 candidatos para o Curso de Aprofundamento e Excelência em Química (fase V) (nos anos em que ocorre a ArbICHO essa será a prova utilizada na seleção).

Nesse contexto, observa-se a presença dos conteúdos vistos na fase anterior, somados com o aprofundamento de alguns deles e com o estudo dos conteúdos de um novo tópico, a química analítica.

Para mais informações acesse em nossa seção de olímpiadas a página da OBQ.

Por onde estudar?

*Considere tais recomendações da preparação somados com o que foi recomendado para a OBQ-fase III modalidade A e B (não deu para fugir da orgânica kkkk).

  • Em prol de uma boa preparação para tal, o departamento de Química do NOIC faz as seguintes recomendações de matérias:
    • Curso NOIC de Química Inorgânica, Curso NOIC de Química Orgânica e Curso NOIC de Química Analítica: Nos cursos citados anteriormente, recomendamos que agora seja visto os conteúdos que possuam a sigla S, as quais representam assuntos focados mais para a seletiva, principalmente no curso de química inorgânica. Além disso, no novo curso indicado, o de química analítica, recomendamos que ele seja visto em sua totalidade, por conta da sua grande tendência em cair na prova da fase IV e da falta/dificuldade de encontrar matérias que sejam bons o bastante para preparar de maneira objetiva os candidatos em tais conteúdos.
    • Livros: Para se ter um aprofundamento teórico e ter contato com exercícios dos conteúdos cobrados, é necessário o uso de livros. Nesse contexto, serão recomendados livros conforme 3 etapas/necessidades da preparação:
      • Livros fundamentais (mais relacionado a química analítica, de maneira que você pode determinar qual o melhor para você na parte Quantitativa, enquanto na parte Qualitativa será necessário aceitar o Vogel mesmo. Com isso, recomendamos que você vá buscando de maneira pontual os assuntos considerados importantes para a preparação da fase IV):
        • Fundamentos de Química Analítica - Skoog, West, Holler, Crouch (extremamente relevante para a parte Quantitativa da matéria, como os diferentes tipos de titulações, absorbância...).
        • Análise Química Quantitativa - Daniel C. Harris
        • Química Analítica Qualitativa - A. Vogel (extremamente relevante para a parte Qualitativa da matéria, como os grupos de cátions e ânions...).
      • Livros para aprofundamento: Mais relacionando a orgânica, sendo importante para aprofundar ao ponto necessário dessa e das próximas etapas da seletiva de química. Com isso recomendamos que vá explorando todos eles, pegando os assuntos melhor abordados em cada (não necessariamente você precise ver tudo deles no momento, o ideal é que você complete os materiais que foram indicados para a preparação em orgânica da modalidade B, para depois, caso tenha tempo, comece a estudar tais itens, pois vão ser extremamente importantes para as próximas fases, as quais possuem um intervalo muito curto de tempo).
        • Química Orgânica vol. 1 e 2 - David Klein.
        • Química orgânica - uma aprendizagem baseada em solução de problemas - vol. 1 e 2 - David Klein.
        • Organic Chemistry - Jonathan Clayden.
        • Química Orgânica vol. 1 e 2 - Paula Yurkanis Bruice.
      • Livros de consulta (Mais relacionado com a parte experimental, ajudando a dar uma melhor adaptação ao novo tipo de cobrança dessa fase. Com isso, recomendamos que os utilize quando tiver alguma dúvida no manuseia de determinadas técnicas ou estiver tendo dificuldades no entendimento dos procedimentos laboratoriais [Note que eles são mais para consulta, então veja eles se tiver tempo disponível]):
        • Fundamentos de Química Experimental - Maurício Gomes Constantino, Gilvaldo José da Silva, Paulo Marcos Donate.
        • Química Experimental - Aristênio Mendes.
    • Provas antigas: Aqui mais do que nunca elas vão ser importantes, em decorrência delas nortearem a sua preparação para a prova e fornecer uma noção de como ela será.
    • Canais do Youtube:  Muito úteis para a familiarização com a química experimental e com o novo de avaliação (além de ser extremamente interessante).

 

OBQ - Fase V

Participação, formato e detalhes:

Dessa fase participam entre 15 e 20 do melhores classificados da fase IV, sendo realizado um cálculo em que consideram a nota da fase III e da fase IV:

Média: \frac{(Nota Fase III) \cdot 6 + (Nota Fase IV) \cdot 4}{10}

Essa fase consiste em acompanhar o Curso de Aprofundamento e Excelência em Química ministrado de maneira online, o qual será responsável por trabalhar com os conteúdos cobrados nos Problemas Preparatórios divulgados pela coordenação da ICHO (Propostos pelos mentores do país sede). Além disso, para os candidatos poderem realizar o exame da fase VI é necessário que se tenha uma presença de pelo menos 75\% do curso.

Por onde estudar?

Nesse etapa recomendamos que o candidato pegue por conta própria os problemas preparatórios emitidos pela comissão do país sede a qual a ICHO irá ocorrer e comece a resolver eles, pesquisando aonde for necessário para encontrar os conteúdos trabalhados, em prol de aprender eles, em decorrência deles serem um indicativo do que será cobrado na prova da ICHO (e consequentemente na prova da fase VI, a qual seleciona os candidatos que vão representar o Brasil nas olimpíadas internacionais, pois ela é produzida com base nesses problemas).

Para encontrar/estudar alguns dos conteúdos trabalhados podemos recomendar alguns livros mais aprofundados:

  • Físico-Química:
    • Fundamentos de Físico-Química - Gilbert Castellan.
    • Físico-Química vol. 1 e 2 - Peter Atkins e Julio de Paula.
  • Inorgânica:
    • Química Inorgânica - Shriver e Atkins.
  • Orgânica:
    • Lehninger - Princípios de Bioquímica - David L. Nelson, Michael M. Cox.
    • Bioquímica - Stryer.

 

OBQ - Fase VI

Essa prova simula a prova teórica da ICHO e normalmente cobra somente os assuntos trabalhados na Fase V (presentes nos problemas preparatórios), finalizando o processo seletivo onde serão definidos os representantes brasileiros na ICHO (os 4 melhores classificados) e na IBERO (os classificados entre 5^{\circ} e 8^{\circ} lugar). Com isso, recomendamos que para a preparação dessa etapa será necessário o aprofundamento e fixação dos conteúdos e questões abordados nos problemas preparatórios.