Física - Semana 86

Escrito por Matheus Ponciano

Iniciante:

É aplicada uma força F no bloquinho A, empurrando todo o sistema de bloquinhos  A, B, C para a direita com uma aceleração a em um ambiente de campo gravitacional g=10 m/s. Sabendo que as massas dos bloquinhos são:

m_A = 1 kg;

m_B = 2 kg;

m_C = 4 kg.

E o coeficiente de atrito entre os bloquinhos é \mu=0,5, com o chão sendo perfeitamente liso.

Os bloquinhos A e B estão se encostando, havendo também uma normal N entre eles.

Com essas informações, determine:

a) A aceleração a do sistema em função de F.

b) Para F=14 N, quanto vale esta aceleração?

c) Na mesma situação do item anterior, sabe-se que a força de atrito estático F_{at1} entre os blocos A e C é máxima, determine então a a força normal entre os blocos A e B e a força de atrito F_{at2} entre os blocos B e C.

Intermediário:

Um feixe de luz passa do ar para uma lâmina de faces paralelas com índice de refração n e retorna novamente para o ar. A linha tracejada representa um prolongamento do feixe incidente. Sendo o ângulo de incidência \theta = 30^o, a espessura e=2\sqrt{3} cm e a distância x=1 cm, calcule n.

Avançado:

Considere o circuito elétrico mostrado na figura formado por quatro resistores de mesma resistência R=10 \Omega, e dois geradores ideais cujas respectivas forças eletromotrizes são \varepsilon_1 = 30 V e \varepsilon_2=10 V. Determine as correntes i_1, i_2, i_3 e i_4 nos trechos indicados na figura, em ampéres, respectivamente.