A RoboCup é uma das maiores competições internacionais de robótica. Ela ocorre anualmente - inclusive mais de uma vez por ano para algumas modalidades - podendo ser vista como a fase internacional das olimpíadas de robótica que se desenrolam no Brasil. Ela visa o estudo e o desenvolvimento de automação e controle voltada para a Robótica.
Sendo realizada desde 1997, a RoboCup já foi é sediada em diversos países, inclusive o Brasil, que teve sua edição em 2014! Além das famosas competições de futebol de robôs, o evento também conta com uma grande variedade de seguimentos da robótica, inclusive com um simpósio onde ocorrem discussões e apresentações de contribuições científicas em uma diversidade de áreas de pesquisa relacionadas a todas as divisões da RoboCup. É uma excelente oportunidade de disseminar novas ideias bem como tecnologias promissoras.
Para se classificar para a RoboCup, os competidores devem, primeiramente, competir nas fases nacionais das modalidades e/ou em formas de ingresso determinadas por cada país. No Brasil, por exemplo, essas fases equivalem à Competição Latina Americana de Robótica/Competição Brasileira de Robótica (LARC/CBR) e à Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Apesar de a RoboCup, em si, ser voltada para um público adulto, ela possui uma de suas ligas, a RoboCupJunior, destinada a estudantes mais jovens, alunos do Ensino Fundamental e Médio.
RoboCupSoccer
A liga que é a marca da competição. Trata-se basicamente de um jogo de futebol entre duas equipes representadas pelos seus respectivos times de robôs. Tem como objetivo desenvolver a robótica autônoma com foco na cooperação entre multi-robos enfrentando diversas tarefas simultaneamente. Além de ser uma das modalidades mais importantes da RoboCup, ela é também a mais popular, atraindo um grande número de pessoas que se entretêm assistindo ás partidas entre os robôs. Por sua enorme profundidade e diversidade ela é dividida em 5 categorias:
- Humanóide (Humanoid): Nessa categoria são usados robôs autônomos com corpos humanóides, se tornando um verdadeiro desafio imitar o andar dinâmico, a corrida e o chute de uma bola, tudo isso enquanto percebe visualmente os outros jogadores, o campo e a bola.
- Plataforma Padrão (Standard Platform League (SPL)): Nessa categoria todos os times participam usando o mesmo robô chamado NAO, desenvolvido pela SoftBank Robotics. Esses robôs também jogam de forma autônoma e tomam decisões diferentes uns dos outros tendo, assim, que encontrar uma maneira de se comunicar com os componentes de seu mesmo time.
- Tamanho Médio (Middle-Size): Nessa categoria os robôs apesar de não serem humanóides, possuem um tamanho considerável e jogam utilizando uma bola de futebol de verdade, com as especificações oficiais da FIFA.
- Tamanho Pequeno (Small-Size): Nessa categoria, diferentemente de nas anteriores, existe um sistema de câmeras acima do campo. As equipes, então utilizam esse sistema para rastrear e monitorar todos os elementos do campo, incluindo a bola, seus robôs e os robôs adversários. Utilizando comunicação sem fio, os competidores processam os dados e controlam seus robôs.
- Simulação (Simulation 2D/Simulation 3D): Essa categoria foca no desenvolvimento da Inteligência Artificial e estratégia de time, pois se baseia apenas no software ocorrendo inteiramente em um campo virtual através de um computador que realiza as simulações.
RoboCupJunior
É a liga voltada para os estudantes mais jovens, ou seja, aqueles que ainda estão no ensino fundamental e médio, ou superior sem condições de participar das outras ligas. Também é dividida em outras categorias: Soccer, OnStage, Rescue e CoSpace.
Confira nossa página sobre a RoboCupJunior.
RoboCupRescue
Essa liga foi criada a partir da preocupação em desenvolver uma tecnologia capaz de auxiliar humanos nos momentos de desastres. Ela promove estratégias de resgate para que robôs sejam capazes de realizar tarefas difíceis para humanos nessas circunstâncias. É dividida nas categorias Robô e Simulação, a primeira requer uma demonstração da capacidade de mobilidade, percepção sensorial, planejamento e mapeamento enquanto procura por “vítimas”. Já a Simulação visa desenvolver simulações que se aproximem da realidade de infra-estrutura e fenômenos que ocorrem em desastres, mas também visa desenvolver agentes inteligentes e robôs com a capacidade de atuarem como principais líderes em cenários de desastre.
RoboCup@Home
A liga ‘casa' visa desenvolver uma tecnologia robótica com grande relevância para aplicações domésticas futuras. Navegação, interação robô-humano, cooperação, mapeamento e manipulação de objetos são alguns dos desafios que os competidores dessa modalidade enfrentam. O que demonstra também uma preocupação da competição para com as necessidades diárias, além de promover uma aba para o estudo da automação de casas.
RoboCupIndustrial
A liga mais nova criada, trabalha com robôs adaptados a ambientes de trabalho com grande relevância á robótica industrial. Ela foca na pesquisa de automação em produção industrial.
Para mais informações, acesse: